UA ACOLHE O I ENCONTRO NACIONAL DE PROVEDORES DO ESTUDANTE.

A UA acolhe o I Encontro Nacional de Provedores do Estudante. O que esperar da ação da provedoria do estudante e o papel da provedoria da justiça são os temas em debate. A iniciativa, agendada para as 10h00, conta com a presença de cerca de 25 Provedores do Estudante, de várias universidades e institutos politécnicos, e um leque de convidados para intervenção.

A realização deste Encontro tem como objetivo central, segundo a organização «fomentar a troca de experiências do exercício da missão das Provedorias do Estudante e promover o aprofundamento da sua identidade proactiva em diálogo com instâncias que se cruzam, no âmbito da missão e aprendizagem identitária das provedorias do estudante».

Como intervenientes comunicam, nos momentos designados de tertúlia, o Juiz Conselheiro Alfredo José de Sousa, Provedor de Justiça, e o constitucionalista Pedro Bacelar de Vasconcelos.

A iniciativa conta ainda com intervenção de representantes das estruturas do ensino superior, do universo universitário ao politécnico, do âmbito estudantil às estruturas do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e do Conselho de Coordenação dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

A figura do Provedor do Estudante decorre do novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior que, à semelhança do que acontece em termos europeus e mundiais, assim instituiu o órgão do Provedor do Estudante, no ano de 2007, como entidade que exerce nos pressupostos da isenção, independência e liberdade, a mediação na garantia do cumprimento dos direitos e dos deveres dos estudantes. Na Universidade de Aveiro, esse cargo é desempenhado por Alexandre Cruz.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt