Em Vagos, chega hoje à barra do tribunal um processo de lares ilegais. Uma sexagenária começa a ser julgada hoje de manhã. Responde pela prática de crimes de sequestro, maus tratos e exercício ilegal de actividade. A mulher, reincidente, explorou, durante algum tempo, na localidade, um lar de idosos ilegal que a Segurança Social fechou em Abril 2010.
A arguida chegou a ter ao seu cuidado, num barracão nas traseiras de um estabelecimento comercial, na Gafanha da Boa Hora , seis pessoas de idade avançada.
Uma inspecção dos técnicos da Segurança Social detectou deficiências graves nas condições de instalação, segurança, salubridade e conforto que "punham em causa os direitos dos utentes e a sua qualidade de vida".
Curiosamente, a proprietária já estava proibida de exercer qualquer tipo de actividade em estabelecimentos de apoio social.
No entanto, meio ano depois, voltou a ser apanhada a explorar outro lar, novamente sem licença, depois de denúncias por maus tratos atrair a fiscalização a uma vivenda na Avenida dos Bacalhoeiros, em Ílhavo onde estavam três idosos . Diário de Aveiro |