O Clube de Albergaria prepara uma caminhada no caminho de Santiago em Albergaria. O objectivo passa por sensibilizar a população “para o que é ser-se peregrino”. Essa jornada está marcada para dia 25 de Setembro. Acção integrada no dia comemorativo das Jornadas Europeias do Património, com concentração na Sede do Clube de Albergaria às 8h30. As inscrições, limitadas até 200 participantes, podem ser feitas até 21 de Setembro.
Desde a descoberta do túmulo do Apóstolo Santiago, em Compostela, no século IX, que o Caminho de Santiago se transformou na rota de peregrinação mais importante da Europa medieval.
Pode-se dizer que Caminho de Santiago é um símbolo. É um caminho de fé, de arte e cultura, um percurso ecológico e humano. É uma aventura física e espiritual.
Poderá ter sido essa espiritualidade que levou D. Tereza, mãe de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, a conceder em 1117 em carta de Couto ao fidalgo Gonçalo Eriz, as terras de Ossela para aí ser construída uma albergaria para protecção e auxílio aos peregrinos que se deslocavam na estrada real. Por ser a primeira, é esta Albergaria-a-Velha. Diário de Aveiro |