A concelhia do PSD vai para eleições no final do mês. Antecipa o ato eleitoral previsto para final do ano. Vítor Martins deverá voltar às urnas para renovar mandato. O presidente da JF de Santa Joana foi eleito em Dezembro de 2009, derrotando a lista encabeçada por Paulo Anes. O arquitecto e vogal na AM de Aveiro já confirmou que não vai repetir a candidatura para não prejudicar o partido num momento local muito sensível.
Vítor Martins tomou posse em Janeiro de 2010. A próxima concelhia vai ter a seu cargo a preparação das autárquicas de 2012. Ficará, assim, desde já, legitimada a tomar decisões. Em Aveiro, PSD integra a coligação com o CDS que está a cumprir o segundo mandato sob a presidência do independente Élio Maia.
Uma das maiores preocupações da nova equipa social democrata é, justamente, a instabilidade gerada no seio da maioria após o líder da edilidade ter afastado dois vereadores que tinham pelouros executivos, por falta de confiança política.
Élio Maia está numa posição fragilizada, podendo ver a sua acção condicionada pela oposição e os eleitos Miguel Fernandes e Ana Vitória Neves que decidiram continuar nos lugares. Pelo menos, para já. A discussão do Plano de Actividades e Orçamento será o próxima grande teste. Diário de Aveiro |