A Câmara de Aveiro agendou para a primeira reunião pública depois das férias de Verão, esta quarta-feira, a adjudicação de mais três empreitadas do Parque da Sustentabilidade. Destaque para o restauro de dois imóveis religiosos dos princípios do século XVII na Glória.
A igreja do antigo convento de Santo António, actualmente ocupado pela Polícia Judiciária, e a capela de S. Francisco da Ordem Terceira, vão, finalmente, para obras.
A obra mais emblemática e cara diz respeito ao restauro das “igrejas geminadas”. A adjudicação ronda os 576 mil euros. Só o trabalho de voluntários, anos a fio, impediu que o conjunto não conhecesse danos irreversíveis.
Tectos que ameaçavam cair devido a infiltrações de água da chuva, retábulos de talha dourada praticamente a ceder, arte sacra em risco de destruição e azulejos antigos presos nas paredes com fita-cola era o panorama que os zeladores, pelas suas próprias mãos, conseguira remediar com muita boa vontade.
O restauro tem sido também uma das principais bandeiras da ADERAV. Avançam agora os trabalhos de requalificação do parque Infante D. Pedro, orçado em 240 mil euros, e o futuro parque dos Amores, a ocupar pelos campos de ténis, por 309 mil euros.
Dois imóveis religiosos dos princípios do século XVII, onde se inclui a igreja do antigo convento de Santo António (actualmente ocupado pela Polícia Judiciária) e a capela de S. Francisco da Ordem Terceira. Diário de Aveiro |