ALARGAMENTO DE VAGAS AJUDA A ATENUAR EFEITOS DA CRISE NO CENTRO SOCIAL DA VERA CRUZ.

O Governo anunciou o reforço de vagas nas creches. São mais 20 mil lugares que o ministério da Solidariedade e Segurança Social vai apoiar. Uma notícia bem acolhida em Aveiro. O centro paroquial e social da Vera Cruz é um dos muitos casos com dificuldades em rentabilizar a capacidade instalada devido à limitação do número de crianças em valências onde tem sempre lista de espera.

A receita esperada com a possibilidade de aceitar quase 40 novos utentes pode ajudar também a reduzir perdas com aumento de atrasos nos pagamentos das mensalidades em atraso devido à crise. “Acho que nos vai auxiliar muito na gestão financeira. Vão entrar mais 36 crianças. Isso pode ajudar a compensar o flutuante do crédito mal-parado”, revela João Barbosa, da direcção do CPS da Vera Cruz, instituição que está a contas com um malparado que este ano deverá rondar os 60 a 80 mil euros. O aumento do desemprego entre casais é uma das razões. “Estão os dois empregados e quando fazemos a avaliação olhamos aos dois empregos. Em situação de desemprego não podem pagar. Não há milagre. É um problema grande que estamos a enfrentar”, sublinha João Barbosa. Os casos com dificuldades em pagamento das mensalidades abrangem 20% das crianças.

Esta instituição do concelho de Aveiro está ainda a ser confrontada com novos pedidos de ajuda social o que vai motivar uma resposta mais atenta a partir das próximas semanas.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt