O Centro Social e Paroquial da Vera Cruz é pioneiro no concelho de Aveiro com certificação de qualidade para o sector educativo. Um esforço de profissionalização da gestão, concluindo após dois anos de preparação. “Pensamos que é a primeira instituição do concelho a ser certificada e a nível do distrito não haverá muitas mais. Temos a base para logo que seja possível certificar a área social. As IPSS têm que se assumir como empresas e empresas cujo objectivo não é o lucro, ganhar mais dinheiro, mas optimizar a prestação de serviços à comunidade”, explicava, esta manhã, o director da instituição, Padre Manuel Rocha.
A Associação Portuguesa de Certificação certifica que o Sistema de Gestão da Qualidade do CSPVC, implementado na prestação de Serviços à Infância (creche, pré-escolar e actividades dos tempos livres), cumpre os requisitos da Norma de Sistemas de Gestão da Qualidade.
Fundado há 40 anos é uma das maiores instituições sociais do distrito. Com a certificação, já foi possível também avaliar o grau de satisfação dos serviços prestados, que ronda os 85%. “Temos consciência que não é um porto de chegada. É um ponto de partida. O porto de chegada será dado pelas crianças quando deixarem a instituição. Ela sim sentirá se foi ou não mais feliz durante os anos que passou connosco”, sublinha o dirigente.
O Centro Social tem cerca de 400 utentes na creche, pré-escolar e ATL e emprega perto de uma centena de funcionários nas valências educativas e sociais. Diário de Aveiro |