A décima edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que se irá realizar de 1 de Outubro a 13 de Novembro no Museu de Aveiro, apresentará 69 obras, de 53 artistas, oriundos de 13 países. O júri é composto pelo ceramista Heitor Figueiredo, pela responsável pelo desenvolvimento dos Projectos Históricos e Especiais na Fábrica de Porcelana da Vista Alegre Paula Matos, pela Professora Associada no Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro da Universidade de Aveiro Ana Senos, pela ceramista e pintora Milú Sardinha e pela escultora e professora associada da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa Virgínia Fróis.
Os vencedores da Bienal serão anunciados a 1 de Outubro, aquando da inauguração da mostra que acontecerá pelas 16.00 horas no Museu de Aveiro.
O Museu da Cidade, a antiga estação da CP, as galerias municipais (Paços do Concelho, edifício da antiga capitania, edifício Morgados da Pedricosa) e galerias privadas receberão exposições de cerâmica e escultura.
Para além das mostras serão desenvolvidas actividades paralelas como workshops de cerâmica e apontamentos musicais no Museu de Aveiro. Integrado no programa Aveiro Empreendedor será realizado, de 29 de Setembro a 27 de Outubro no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, o workshop Cerâmica Inovadora. A Universidade de Aveiro receberá o IV Congresso Luso-Espanhol de Cerâmica e Vidro nos dias 16, 17 e 18 de Novembro.
Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, a Bienal atribui três prémios: 10 mil euros para o vencedor; 6500 para o segundo; e 3500 euros para o terceiro prémio. Diário de Aveiro |