O PCP de Aveiro apresenta-se na 35.ª edição da Festa do Avante que se realiza nos dias 2, 3 e 4 de Setembro, na Quinta da Atalaia, Seixal, com homenagem a cinco militantes do distrito “que tiveram um papel relevante na luta contra o fascismo e em prol da liberdade, da democracia da paz e do socialismo”.
José Neves Amado, que participou na Revolta dos Marinheiros em 1936, foi preso e deportado para o campo de concentração do Tarrafal, onde permaneceu 15 anos, após o 25 de Abril foi reintegrado na Armada e agraciado com a Ordem da Liberdade; Ferreira Soares, o “Dr. Prata”, lutador anti-fascista, médico solidário que nunca deixou de ajudar gratuitamente a população, assassinado pela PIDE em 1942; Mário Sacramento, médico e intelectual, foi secretário-geral e principal obreiro do I Congresso Republicano e liderou a organização do II Congresso, tendo falecido pouco antes da sua realização em 1969; João Sarabando, organizador dos três Congressos Democráticos de Aveiro, participou nas “campanhas eleitorais” para a Assembleia Nacional, de Arlindo Vicente e de Humberto Delgado, foi vereador da Câmara Municipal de Aveiro após o 25 de Abril; e Armando Seabra, que participou na organização dos 3 Congressos de Aveiro, tendo integrado o Secretariado do 1º Congresso, foi figura influente e respeitada na cidade e nos círculos da Oposição Aveirense, foi preso e torturado pela PIDE.
No espaço de gastronomia haverá oferta de leitão e rojões, vinhos maduros e espumantes da região da Bairrada. O bar com um serviço rápido de sandes de leitão e bebidas. A doçaria com as especialidades do distrito, o Pão-de-Ló de Arouca e Ovar, as Morcelas e Castanhas doces de Arouca e os Ovos Moles de Aveiro. Na animação musical foram convidados Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Roque-Oliveira de Azeméis e “A Chama” e Grupo Folclórico “O Cancioneiro de Ovar”. O bilhete de entrada permanente na Festa para 3 dias custa 20 euros.
O Partido Comunista diz que em “momento tão difícil para o nosso país”, a Festa do Avante 2011 é também sinal de “inconformismo e de juventude, de resistência e de luta, de determinação e confiança num Portugal com futuro”.
Grupos com os Clã, Trovante, Sérgio Godinho, Xutos e Pontapés e Camané prometem animar as noites de Setembro e as intervenções políticas do secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, são momentos que assinalam a abertura e encerramento da festa. Diário de Aveiro |