O Centro de Educação Ambiental da Ribeira de Pardelhas, na Murtosa, acolheu, mais uma apresentação do livro “Embarcações que tiveram berço na Laguna”. Depois das apresentações na livraria Bertrand (Aveiro) e na sede do Clube de Vela da Costa Nova, a obra sobre embarcações típicas da Ria de Aveiro foi o centro das atenções num espaço de tradição na construção naval da região.
Senos da Fonseca, autor da obra, falou sobre as cinco embarcações que centram as atenções (mercantel, ílhava, moliceiro, barco do mar e varino) numa intervenção sobre características e técnicas de construção e sobre as vertentes histórica e funcional.
Santos Sousa, Presidente da Câmara da Murtosa, Joaquim Baptista, vice-presidente, e Januário Cunha, vereador da Cultura, participaram no evento ao lado de Ana Maria Lopes, antiga Directora do Museu Marítimo de Ílhavo e autora de várias publicações acerca da Ria de Aveiro. Alfredo Tropa, realizador de cinema e de televisão, de origem Murtoseira, foi outro dos convidados.
Senos da Fonseca estará, esta quarta-feira, na Terra Nova, na emissão do programa “Conversas”, às 19h00, para falar sobre este projecto de escrita sobre embarcações da ria. Diário de Aveiro |