SEMANA INTERNACIONAL DE VELA DA COSTA NOVA FOI UM SUCESSO, DIZ A ORGANIZAÇÃO.

Com a realização da regata “4 horas da Costa Nova”, terminou no passado sábado a 9.ª edição da Semana Internacional de Vela.

Com cerca de 110 barcos a evoluir nas águas da Ria "fazendo um percurso que tinha uma parte muito próxima da margem", a regata proporcionou "um belíssimo espectáculo que atraiu às instalações do Clube uma assistência como há muito não se via". Com efeito, "o magnífico tempo que se fez sentir no sábado, aliado à beleza dada pelas velas espalhadas por toda a Ria, e ainda a presença de um grupo de artesãos nas instalações do Clube, levaram a que se verificasse uma enchente que surpreendeu até os mais optimistas", pode ler-se num comunicado de imprensa. A regata, "uma das mais antigas da Ria", e que começou por ter "entidade própria", está actualmente integrada no programa da Semana Internacional de Vela da Costa Nova.

"Dadas as condições de vento e a hora já um pouco tardia a que as marés permitiram o início da regata, a duração foi um pouco mais reduzida que em anos anteriores, o que se verificou ser uma opção acertada, uma vez que os barcos mais lentos terminaram a prova já com vento muito fraco". O encerramento do evento aconteceu com um jantar "oferecido aos velejadores e convidados do CVCN", seguido da cerimónia de entrega dos troféus, a qual se realizou "num excelente ambiente de amizade e confraternização".

Entretanto, a noite de quinta-feira, foi a oportunidade para se ficar a conhecer um pouco melhor o projecto Santa Maria Manuela que a Empresa Pascoal tem em marcha. Aníbal Paião foi à Costa Nova falar desse projecto, dando a conhecer "não só todo o processo de recuperação do navio e um pouco da sua história enquanto embarcação de pesca do bacalhau, mas mais importante do que isso, as perspectivas futuras de desenvolvimento desse projecto e a forma como ele será rentabilizado, uma questão que, sem ser directamente colocada pela assistência, pairou na sala através de algumas das questões colocadas, dando a oportunidade ao orador para de certo modo tranquilizar todos aqueles que sentem um pouco também como seu este projecto e fazem votos para que ele tenha o sucesso que a Empresa pretende".


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt