O Museu Marítimo de Ílhavo celebra hoje 74 anos de vida. É hoje considerado “um dos principais espaços dedicados à Pesca do Bacalhau a ao Mar”. Nos últimos anos passou a aliar também o espólio aos traços da arquitectura com investimento na renovação e ampliação. Na última década conseguiu atingir um total de 500 mil visitantes, número alcançado no dia 12 de Maio.
A celebração é feita de novos projectos. O arquitecto responsável pela obra de ampliação, Nuno Mateus, do Gabinete ARX Portugal,vai apresentar a obra que inclui um aquário de bacalhaus. Será numa numa cerimónia especial de aniversário às 21h30.
A obra ficará em estreita relação com o Centro de Investigação e Empreendedorismo e completará a vertente histórico-cultural do MMI, com a vertente da investigação e inovação, dotando-o com novas valências e novos espaços para realização de pequenas reuniões, workshops e conferências, aprofundando o papel sócio-cultural deste singular Museu, com destaque para a construção do Aquário de Bacalhaus.
O Museu Marítimo vive o dia aberto entre as 14h00 e as 23h00. Depois da sessão solene será inaugurada a exposição “Nos Porões da Memória VI”, com fotografias de Kent Barret e Manfred Buchheit. A fechar o dia, 22h30, haverá “Sabores Marítimos”. Diário de Aveiro |