REITOR DA UA FAZ BALANÇO AO ANO E PROMETE CONTINUAR A “ANTECIPAR O FUTURO”.

O Reitor da Universidade de Aveiro faz balanço ao ano lectivo que agora termina e em texto dirigido à comunidade educativa destaca os principais momentos do trabalho desenvolvido no último ano. Manuel Assunção lembra que um dos momentos importantes aconteceu com a “selecção dos Directores, iniciada a 14 de Dezembro de 2010 com o Departamento de Química” e completada a 15 de Julho, com o Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território. A visita às unidades orgânicas foi referida como momento de troca de experiências entre quem opera na UA e a Reitoria.

A palavra economia está no centro deste balanço e o Reitor destaca o aumento da eficiência associada aos processos por exemplo ao nível dos sistemas informáticos. “O apoio ao processo de creditação de competências é um bom exemplo do trabalho de simplificação, desmaterialização e optimização de processos, que importa prosseguir”, destaca Manuel Assunção que teve uma palavra sobre o processo de avaliação. “O Regulamento de Avaliação do Desempenho, a enviar brevemente para publicação depois de amplo e demorado debate interno, e o Regulamento de Prestação de Serviço dos Docentes, em elaboração, constituem dois instrumentos de gestão essenciais para distribuir tarefas de acordo com o perfil específico de cada um”.

Para o reitor, um dos eixos de acção estará centrado na captação de receitas. “Na situação actual muito se joga também na nossa capacidade de angariação de receitas complementares. A mobilização de investigadores pós-docs e de estudantes para colaborarem em actividades lectivas, a exemplo do que se passa nas melhores universidades de todo o mundo, em muitos casos com manifesto benefício para os estudantes, é fundamental: permitir-nos-á a necessária realocação de recursos para uma interacção externa acrescida”.

Manuel Assunção reflectiu, ainda, sobre o conceito de dedicação exclusiva. Estamos conscientes da necessidade e da justeza de uma política de incentivos; porém, privilegiaremos medidas – de que a atribuição de bolsas de investigação pode ser um bom exemplo – que possam servir para realimentar e dinamizar a nossa actividade que, sabemos bem, é, em geral, excelente”, adianta o Reitor sobre a política de incentivos.

Os novos projectos com a certidão online ou o repositório institucional da UA (registo da produção científica, incluindo depósito de conteúdos) que será apresentado em Outubro; a melhoria da capacidade do serviço de correio electrónico (muito referido durante as visitas às unidades) a partir de Setembro; o processo de acreditação de todos os ciclos de estudo da UA em funcionamento e dos novos ciclos de estudo propostos para acreditação na A3ES; um programa-piloto - envolvendo pelo menos três unidades orgânicas - que incidirá sobre a organização das unidades curriculares, as metodologias de ensino e aprendizagem, e os processos de acompanhamento e avaliação dos estudantes; oferta mais alargada de unidades curriculares leccionadas em língua inglesa; página Web e outros meios de comunicação com versão em inglês; Aprendizagem ao Longo da Vida com Unidade Integrada de Formação Continuada; A melhoria da relação com a sociedade; a cooperação com a CIRA; grupos temáticos para a biodiversidade, mobilidade e energia; plano de manutenção geral do edificado; as construções dos edifícios para a Escola Superior de Saúde (a terminar em Março de 2012) e para o Complexo Interdisciplinar de Ciências Físicas Aplicadas à Nanotecnologia e à Oceanografia (com a conclusão prevista para finais de 2012); remodelação da Fábrica, englobada nas Parcerias para a Regeneração Urbana, foi adjudicada e será finalizada até Setembro de 2012; as novas instalações da Escola Superior Aveiro-Norte, com um projecto da UA mas a cargo do Município de Oliveira de Azeméis, estarão prontas no final do próximo ano civil e novas linhas de investigação são apostas para o próximo ano.

Manuel Assunção termina com uma referência à força da UA. Diz que “veio sempre mais da capacidade de antecipar o futuro do que de reagir perante ele”. É o que iremos, docentes, outros trabalhadores e estudantes.


Diário de Aveiro


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