Os deputados aveirenses Luís Montenegro e Ulisses Pereira estão entre os que apresentaram um Projecto de Resolução, na Assembleia da República, recomendando ao Governo que estimule e promova “o consumo de produtos alimentares nacionais, dando o Estado o exemplo, através da aquisição preferencial de alimentos produzidos em Portugal”. Os parlamentares do PSD – respectivamente presidente do Grupo Parlamentar e vice-coordenador do PSD na Comissão de Agricultura e Mar – defendem, no entanto, que devem ser salvaguardadas as regras de concorrência comunitárias.
"A crise económica e financeira em que Portugal se encontra exige a tomada de medidas inovadoras que corporizem a aposta no crescimento económico nacional e que, simultaneamente incorporem uma mudança de paradigma, favorecendo uma visão integrada do território e dos recursos naturais” – pode ler-se no Projecto de Resolução, no qual é defendida a promoção de um desenvolvimento sustentável que aumente o potencial produtivo agrícola, dinamizando o mundo rural.
Além do referido estímulo ao consumo de produtos alimentares nacionais, o Projecto preconiza uma campanha publicitária sobre as vantagens de consumir produtos agrícolas e alimentares produzidos em Portugal, constituindo uma marca própria à semelhança do que se vem fazendo para promover as exportações nacionais. Diário de Aveiro |