Já está em marcha a campanha “Menos Lixo, Mais Poupança”. Iniciativa da Câmara de Ílhavo em parceria com a SUMA que procura sensibilizar para a redução da produção de resíduos sólidos urbanos. A campanha vai durar um ano e o principal objectivo é o de “elucidar todos os Cidadãos da maneira de produzir menos lixo, beneficiando ao mesmo tempo de vantagens individuais e financeiras”.
Durante a campanha serão lançadas todos os meses propostas de acção para a redução da produção de lixo, reforçando as Políticas Ambientais de gestão de resíduos seguidas pela CMI.
A autarquia lembra que a “transição do destino final dos resíduos do Aterro Intermunicipal de Taboeira para a Unidade de Tratamento Mecânica e Biológica (com um custo de 1,5ME para a Câmara Municipal), veio a resultar no aumento de 51% do custo por cada tonelada tratada”. Diz que, “para garantir a sustentabilidade financeira desta evolução, as actuais taxas aplicadas não serão suficientes, sendo o executivo camarário obrigado a aumentá-las em mais 10% em relação aos valores actualmente praticados”.
Por isso, em tempo de crise, aposta na redução da produção de lixo com a garantia de travar os aumentos na factura. A primeira meta é tentar reduzir o lixo produzido no Município em 4% (750 toneladas) até ao final do corrente ano. Diário de Aveiro |