ARRANCA ESTE DOMINGO A ACADEMIA DE VERÃO NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO.

Arranca este domingo a Academia de Verão na Universidade de Aveiro. A UA recebe 220 participantes, entre os 11 e os 20 anos, que têm a oportunidade de participar num programa de iniciação à vida universitária. São 16 programas dirigidos aos alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade, que serão explorados em 11 Departamentos e numa das Escolas Politécnicas da UA. A sessão de boas-vindas conta com a presença do Vice-Reitor da UA, José Alberto dos Santos Rafael, este domingo, às 15h30. A 6ª edição da Academia de Verão decorre de 10 a 15 e de 17 a 22 de Julho.

A edição 2011 da Academia de Verão tem algumas novidades. Pela primeira vez, a Secção Autónoma de Ciências da Saúde participa na iniciativa com o p9 dedicado ao tema «Da Molécula à doença»; este ano, a UA atribuiu cinco bolsas aos bons alunos, economicamente impossibilitados de frequentar a Academia de Verão e, receberá três alunas provenientes da Região Autónoma dos Açores e um aluno proveniente de Badajoz, Espanha.

A UA prepara-se para dar continuidade ao programa de ocupação científica de jovens que lhes vai permitir descobrir vocações e experimentar várias áreas de estudo, em programas organizados de acordo com cada faixa etária. Ao todo, a Academia de Verão integra 16 programas dirigidos aos alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade, que serão explorados em 11 Departamentos e numa das 3 das Escolas Politécnicas da UA, envolvidos na organização da iniciativa.

Para os participantes do 10º ao 12º ano estão reservadas 14 propostas, repartidas pelas duas semanas da realização da Academia, nas áreas das ciências e tecnologias, artes e humanidades. Os mais jovens - do 5º ao 9º ano – poderão frequentar, na Academia Júnior, durante a primeira semana de actividades, dois programas específicos: um de Matemática (Letras e Números) e outro de Línguas (Letras e Companhia).

Pelo 3º ano consecutivo, a academia aveirense, através da Academia de Verão, aliou-se ao Origami, Comissão de Solidariedade Social da Associação Académica da UA para, uma vez mais, prestar um pequeno contributo a instituições de solidariedade social – Academia Solidária. Este ano, a escolha recaiu na Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Criança com Cancro, uma Instituição Particular de Solidariedade Social cuja missão passa por ajudar as crianças, e as respectivas famílias, a superar melhor os diversos problemas que se colocam a partir do momento em que é diagnosticada a doença.

A Academia de Verão e o Origami convidam cada um dos «jovens académicos» a aliar-se a esta campanha, oferecendo algum do material necessário à acção da instituição, nomeadamente, pensos rápidos coloridos; pequenos brindes novos (baralhos de cartas, pulseiras, anéis, colares, bolas, canetas, porta-chaves, animais de plástico, carros, CD, lápis de cor etc., …); brinquedos novos para crianças entre os 0-3 anos e dos 12 aos 18 anos. Todos os bens recolhidos na Universidade de Aveiro serão entregues à Casa ACREDITAR de Coimbra.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt