Arrancou ontem o I Open Internacional de Xadrez – Cidade de Aveiro que se prolonga até 13 de Julho no Centro Cultural e Congressos de Aveiro. O Clube de Xadrez do Colégio Português, com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e da Federação Portuguesa de Xadrez, é responsável pela organização.
Na prova estão inscritos cerca de uma centena de xadrezistas, com idades compreendidas entre os 7 e os 60 anos, em representação de 9 países, Argentina, Canadá, Cuba, Republica Checa, Espanha, Irão, Servia e Portugal.
Os maiores titulados e possíveis vencedores, são o alemão Rainer Buhmann, com um ranking internacional (ELO) da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) de 2582, é o líder da lista inicial de participantes, seguido do sérvio, Aleksa Strikovic (2573), e a seguir pelo canadiano a residir em Portugal e que já esteve entre os 10 melhores do Mundo, Kevin Spraggett (2573), a seguir os cubanos, Isan Suarez (2556) e Camilo Garrido (2524), seguindo-se os sérvios, Dragan Paunovic (2504) vencedor do recente Torneio Internacional de Sansenxo na Galiza (de 25 de Junho a 3 de Julho) e Dragan Barlov (2475). O melhor português aparece na lista inicial na oitava posição, o grande mestre Luis Galego (2474).
Em disputa estão cerca de 8 mil euros em prémios monetários, onde o vencedor arrecadará 1350 euros. Prevê-se uma prova muito disputada, onde está prevista a transmissão de alguns jogos (as 12 primeiras mesas por cada sessão) via internet através do seguinte link: http://www.colegioportugues.edu.pt/xadrez. Diário de Aveiro |