A FENALAC promove um seminário internacional sobre “O Futuro da Produção de Leite em Portugal – Mercado e Políticas Públicas”. Os trabalhos decorrem no Europarque de Santa Maria da Feira. O Seminário visa a discussão de um conjunto de temas considerados essenciais para o desenvolvimento e a sustentabilidade da fileira a médio e longo prazo, visando a defesa do sector enquanto actividade económica e social relevante no nosso país.
Questões como a manutenção, para além de 2015, de um regime de quotas leiteiras na UE que garanta a produção de leite em todo o espaço europeu; a continuação de uma Política Agrícola Comum de forma a apoiar os Produtores de Leite face ao crescente aumento dos custos de produção e à volatilidade do mercado; a defesa da produção nacional de leite nacional, face ao incremento das importações de produtos lácteos; a promoção do equilíbrio negocial com a Grande Distribuição e a regulação deste relacionamento ao nível das condições de pagamento, quebras de contratos, marcas brancas e o licenciamento de novos estabelecimentos e a aplicação do PRODER são algumas questões levantadas pela FENALAC, entidade que representa o sector lácteo cooperativo nacional.
A Federação é formada por quatro grandes organizações cooperativas – Agros, Proleite, Lacticoop e Serraleite, que juntas apresentam um volume de negócios superior a 300 milhões de euros e abarcam outras 70 cooperativas de base, representando 70% do sector lácteo do continente, o equivalente a 4.000 produtores de leite. Diário de Aveiro |