MARGINAL DA COSTA NOVA TERÁ “CONTINUIDADE” ATÉ À VAGUEIRA.

O investimento de 2 milhões de euros na marginal da Costa Nova vai merecer continuidade dentro de um plano idêntico na ligação entre a Costa Nova e a Vagueira. Aí será uma obra do programa Polís.

“É o próximo grande investimento. A obra estará feita até Maio/Junho do próximo ano. O concurso será lançado logo a seguir à conclusão do projecto, lá para Outubro/Novembro se não houver precalços. Do lado nascente haverá notícias em breve.

Já há concurso público para a qualificação do caminho do Praião na extensão de 6 kms na Gafanha da Encarnação e da Gafanha do Carmo. Houve erro de projecto que foi corrigido. O concurso será de novo lançado porque o anterior foi anulado”, explicava o autarca antevendo o “prolongamento” da linnha de costa com arranjo para melhor uso de peões e ciclistas.

Quanto ao investimento inaugurado esta noite fica para a história da vida municipal como a obra que foi precipiada pelo mau tempo de 2010 que levou a água da ria para a estrada. “É uma obra muito querida porque nos custou muito a conseguir, tanto na autorização como no financiamento. Conseguimos fundos para a defesa da costa contra a erosão. Aqui, é onde a restinga é mais frágil e o temporal de 2010 veio dizer-nos que era necessário garantir a estabilidade do cordão dunar na frente ria. Com a qualidade paisagística desta zona era importante ter qualidade urbana. Estes dois milhões, que os fundos financiaram, marcam o cumprimento de uma extraordinária obra. Cumpre a defesa da costa e transforma esta zona de entrada na Costa Nova . Assegura qualidade urbana e segurança para se fruir esta zona. Levámos 10 anos para conseguir o direito de fazer esta oba. A nossa satisfação é a de quem ouve quem a usa”, adianta Ribau Esteves.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt