FESTIVAL CICLORIA DE 1 A 3 DE JULHO. ÚNICO NO PAÍS.

Arranca amanhã o primeiro Festival ciclável da Ria de Aveiro.

O CicloRia, que decorre entre 1 e 3 de Julho vai passar por Ovar, Murtosa e Estarreja, é um Festival Itinerante que convida os participantes a pedalarem pelas paisagens da Ria num encontro com a cultura, a gastronomia, a natureza e as gentes da terra. Gil Ribeiro, coordenador do evento garante que é "um festival abrangente. Pretendemos que seja uma festa da bicicleta, mas também uma festa da Ria, desta zona ribeirinha. Pretendemos que seja uma festa transversal, para a família, para as pessoas que gostam de andar de bicicleta, centrado na mobilidade suave e nos valores ambientais, de valorização dos locais, etc".

A performance Aeolian Ride, um evento de arte pública que envolve 52 pessoas com fatos que se insuflam com o vento, e o concerto de música electrónica Puncture Kit, em que uma bicicleta serve de meio transporte e de bateria, são dois dos destaques do primeiro Festival Ciclável da Ria de Aveiro, mas são muitas as actividades programadas para estes dias, jogos tradicionais também, corridas de bicicletas e até uma competição de bike polo.

Numa altura em que já arrancaram os Festivais de Verão por todo o país, o CicloRia diferencia-se por ser único, "é um festival com uma vocação de cicloturismo e é um festival que se diferencia pelo passeio. É o primeiro no país. A actividade que vai caracterizar este festival é um passeio de bicicleta. É uma oportunidade de nos contagiarmos com coisas boas, que é passear na natureza, saber mais sobre o sitio, ver boas performances artísticas, boa música”.

Inserido no projecto CicloRia, este festival promete animar toda a família, assente na vertente da mobilidade sustentável. Quem participar, tem a certeza que está a fazer parte de uma festa única, para já, no país.


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt