SÃO JACINTO RECEBE A FINAL NACIONAL DO TORNEIO DE FUTEBOL DE RUA DE 8 A 10 DE JULHO.

São Jacinto vai ser a capital do futebol de rua, em Portugal. De 8 a 10 de Julho, a Praia do Concelho de Aveiro recebe a final nacional desta modalidade que tem forte pendor social.

300 atletas, de todas as capitais de distrito, Açores e Madeira, incluindo, pela primeira vez, três equipas femininas, "jogam pela vitória mas também para fintar as adversidades da vida e o direito à inclusão social", referiu Luís Gonçalves, da Associação Cais, entidade promotora do torneio, onde cada golo é um incentivo para dar novo rumo à vida aos jogadores, alguns deles sem abrigo ou em carência grave. "Quem participa é por uma razão desportiva mas posteriormente os atletas são ajudados por nós, para que possam perceber que existe mais vida para além do futebol", disse.

75% dos jogadores que passaram pelas equipas de futebol de rua "conseguiram mudanças positivas para as suas vidas". Experiências comprovadas por Gonçalo Santos (na foto), um dos treinadores que vai orientar a equipa portuguesa na final mundial, em Agosto, na cidade de Paris, "o ganhar de competências pessoais e sociais, a juntar aquelas que já tinham, é notório e deparamo-nos com homens e mulheres diferentes, após 21 dias na nossa companhia e eles tem um grande potencial humano e este projecto é destinado a pessoas em fragilidade social", sublinhou.

Os melhores 12 jogadores de cada formação em prova, vão ter um bilhete para a final mundial, "onde Portugal já fez brilharetes".

Aveiro, que também deverá receber o estágio da equipa nacional, vai fazer-se representa pelo conjunto das Florinhas do Vouga. E em breve será criado um campo para futebol de rua, no Bairro de Santiago.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt