A certificação 100% “ESCOLA SABIENTE” foi atribuída aos Estabelecimentos de Educação e Ensino (EEE), que iniciaram e cumpriram o conjunto de acções previstas no SABIENTAR, em quatro dos municípios com Programa de Educação Ambiental da SUMA, nos quais se incluem Constância, Oliveira do Bairro, Sintra e Vila Nova de Gaia. O valor médio da certificação obtida pelo desenvolvimento deste programa de educação ambiental, que funciona em diversas fases e tem a duração mínima de um ano, atingiu os 90%.
Vila Nova de Gaia foi o município onde foi hasteado o maior número de bandeiras “ESCOLA SABIENTE”, num total de 87, resultado expressivo, que em grande parte se justifica pelo número de EEE aderentes (92) e população abrangida (10.050 alunos).
Nos municípios de Sintra e Oliveira do Bairro a certificação recaiu sobre 85% dos EEE aderentes. Já em Constância a bandeira “ESCOLA SABIENTE” foi hasteada em todos os EEE envolvidos.
Os alunos das escolas certificadas recebem um crachá que os distingue como Eco-Mosqueteiros e os compromete, ainda, a porem em prática os princípios de cidadania definidos previamente em regulamento. Diário de Aveiro |