Líder mundial na investigação de nanoelectromecânicos (NEMS), sistemas atractivos e úteis para aplicação, por exemplo, em memórias de computadores ou nanogeradores, a Universidade de Aveiro vai coordenar uma equipa internacional, liderada pelo investigador e coordenador do Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO) e Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro, Andrei Kholkin. A importância do projecto, denominado NANOMOTION, obteve o reconhecimento da Comissão Europeia que lhe atribuiu um financiamento superior a 3M €.
A formação inicial NANOMOTION tem por objectivo formar a próxima geração de engenheiros e tecnologistas nos aspectos fundamentais da nanoelectromecânica para aplicar ferramentas avançadas de estudo de uma grande variedade de materiais em colaboração com parceiros académicos, de investigação e industriais. NANOMOTION vai oferecer a 12 novos investigadores e a um investigador experiente a oportunidade para ganhar conhecimento fundamental de nanoelectromecânica e habilidades indispensáveis de nanocaracterização para fazer avançar a Europa no desenvolvimento de novos materiais e dispositivos funcionais.
O consórcio é composto por oito parceiros de sete países Europeus: Alemanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Rússia, Espanha e Portugal, bem como um parceiro dos Estados Unidos de América: Laboratório Nacional Oak Ridge, representando, deste modo, a indústria, a investigação e a academia, com o fim de reunir uma série de competências complementares necessárias para este projecto de educação e investigação multidisciplinar. Diário de Aveiro |