A Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro promete uma regata de moliceiros com um programa inovador. Será alargada a três dias de animação e garantiu apoio da Turismo Centro de Portugal com 20 mil euros. Manuel Augusto Oliveira, da associação dos amigos da ria e do barco moliceiro, acredita que será um programa mais atractivo. “Em termos de intervenção cultural e de memória vamos fazer uma mesa redonda com entidades dedicadas ás embarcações tradicionais; vamos ter uma pequena mostra gastronómica com caldeiradas de peixe à botadela e caldeirada à fragateira (Tejo); vamos ter miniaturas e artefactos; regata e um conjunto de actividades associadas”, explica Manuel Augusto Oliveira. Este ano a regata de moliceiros vai ser um evento de três dias, com várias actividades entre 1 a 3 de Julho.
Ribau Esteves prometeu mais uma edição do festival do bacalhau com capacidade de resposta à afluência crescente, sem perder autenticidade. “A decisão está tomada desde o ano passado. Nestes dois anos (2011 e 2012) vai aumentar a capacidade de resposta. O crescimento a isso obriga. A qualidade dos serviços também vai merecer aposta”, sublinha o autarca de Ílhavo.
Além do festival do bacalhau e da regata de moliceiros, integram os eventos regionais da Turismo de Portugal o festival Andanças, em São Pedro do Sul, o evento Sabores Tradicionais, em Coimbra, e o festival da Paisagem do Geopark do Tejo. Diário de Aveiro |