A exposição “Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Preâmbulo (1864-1918)” vai ficar patente ao público até ao dia 17 de Junho no sector temporário do Museu da Cidade de Aveiro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10.00 às 13.00 horas e das 14.00 às 17.30 horas. O alargamento do período de exposição foi a resposta ao interesse que tem vindo a ser manifestado pelo público.
Idealizada e projectada como a grande avenida central de Aveiro, a Avenida Dr. Lourenço Peixinho é um marco incontornável da cidade determinando a sua evolução urbana ao longo do século XX. Palco de sociabilidade e espaço de comércio local, reportório dos gostos estéticos, tendências arquitectónicas e das directrizes do planeamento do território ao longo de Novecentos, a avenida, desde os cedo, ultrapassou a sua missão inicial de ligação entre o centro e a estação de caminhos-de-ferro e transformou-se numa referência para a comunidade.
A percepção desta realidade está na origem desta exposição que estabelece o ponto de partida para várias iniciativas a realizar, pelo Museu da Cidade, até 2018, ano em que se celebrará o centenário do início da obra. Por esse facto, este ano foi definido como âmbito cronológico o período que medeia entre a inauguração da estação de caminhos-de-ferro [1864] e a aprovação do projecto [1918], uma vez que é a passagem por Aveiro deste meio de transporte da Era da Indústria que determina o traçado da artéria e o que explica o título: Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Preâmbulo [1864-1918]. No fundo procura mostrar-se um pouco do que era Aveiro antes da avenida [o comércio, a vida social e lazer, a indústria], bem como os vários projectos e propostas que antecederam a proposta final. Diário de Aveiro |