A segunda sessão da quarta edição do Ciclo Aveirenses Ilustres com homenagem Arménio Eusébio Pereira da Costa está marcada para esta quarta-feira às 18h30 no Museu da Cidade de Aveiro. Haverá intervenções de Rosa Gomes, sua filha, e de António Gaspar.
Arménio Eusébio Pereira da Costa nasceu a 7 de Junho de 1929, no lugar do Cabeço, em Sarrazola, Cacia. Lavrador de profissão, chegou a conciliar os estudos com o trabalho na agricultura, único meio de subsistência da família. Na sua juventude costumava frequentar os tradicionais serões da freguesia e inclusive promove-los na sua casa. Em Fevereiro de 1978, fundou uma contra dança que esteve na base da fundação do Rancho Folclórico do Rio Novo do Príncipe, que teve a sua estreia a 24 de Agosto desse ano.
Depois da fundação do Rancho, passou a dedicar grande parte do seu tempo ao folclore, manifestando através das danças e cantares, os usos e costumes da sua freguesia contribuindo para a sua preservação. Faleceu a 2 de Fevereiro de 1998. Diário de Aveiro |