ECONOMIA DO MAR À ESPERA DE SINAL DA CLASSE POLÍTICA.

Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, e Nogueira Leite, presidente da Associação Oceano XXI Cluster para o Conhecimento e Economia do Mar, coincidiram nas críticas à falta de investimento na economia do mar. O autarca de Ílhavo defendeu mesmo a criação de uma secretaria de Estado do Mar “como algo fundamental para a criação de riqueza e de emprego no país”. Discurso na abertura do I Fórum Atlântico no âmbito do programa Aux-Navália.

António Nogueira Leite defende que o “modelo de desenvolvimento em sociedade fechou, se não fosse a ajuda externa estaríamos na banca rota" e diz que o abandono a que votamos o mar “não é de agora”, “começou a materializar-se desde o governo de Cavaco Silva, já lá vão, por isso mais de duas décadas e meia", recordou Nogueira Leite.

José António Barros, presidente da AEP, lamentou a ausência de apoio à construção naval e defendeu que fossem garantidos apoios idênticos aos dados em matéria de auxílio à indústria automóvel. Os trabalhos decorreram, ontem, no Museu Marítimo de Ílhavo e o financiamento à fileira da construção naval foi uma das preocupações centrais.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt