O Museu Marítimo de Ílhavo recebe, esta segunda-feira, o I Fórum Atlântico no âmbito do Programa Aux-Navália, que decorre sob o lema “Inovar para Competir”. O Projecto Aux-Navália é participado pela Associação das Indústrias Navais (AI Navais), conjuntamente com parceiros do Reino Unido e de Espanha. Este Fórum Atlântico visa manter activas e incrementar as relações e interactividade internacional, no âmbito daquele Projecto, nomeadamente sobre a inovação e a competitividade no sector da construção naval.
Na abertura do Fórum destaca-se a intervenção de António Nogueira Leite, presidente da Associação Oceano XXI Cluster para o Conhecimento e Economia do Mar, estando os painéis de apresentações organizados em dois grandes temas: “Formas inovadoras de financiamento à indústria naval”, com moderação do presidente da AEP, José António Barros; e “Como impulsionar a inovação e a competitividade”, no qual se inclui a apresentação do “Road Map for Innovation”, sendo moderador o presidente da CIP, António Saraiva.
As apresentações estarão a cargo de técnicos, empresários e gestores sectoriais, nacionais e estrangeiros e os trabalhos decorrem ao longo do dia no Museu Marítimo de Ílhavo.
Apesar de não estarem confirmadas admitiam-se as presenças do Ministro da Economia e Conselleiro da Economia e Indústria da Região Autónoma da Galiza, além de outras individualidades, com destaque para os Embaixadores de Espanha, do Reino Unido, Presidentes das Câmaras de Comércio de Portugal com estes países e da Embaixada da Noruega. Diário de Aveiro |