Foram aprovados, na reunião pública do Executivo Camarário de Ílhavo, realizada esta tarde, entre outros pontos, os Protocolos entre a Autarquia e a empresa Águas da Região de Aveiro (AdRA), respeitantes às empreitadas da “Rede de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais de São Salvador e Ílhavo” e da “Rede de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais da Gafanha da Nazaré – 1.ª fase”, estando ambas em execução física. À AdRA respeita a intervenção das redes de águas residuais, e à Câmara a intervenção das redes de águas pluviais, "havendo partilha de custos em intervenções conjugadas como nas repavimentações das vias onde se executam as referidas redes". A empreitada em São Salvador representa um investimento total de 1.778.025,33 euros, repartidos em termos das responsabilidades financeiras em 1.101.785,37 euros (AdRA) e 676.239,96 euros (CMI), com intervenção na Ermida e Carvalheira (3.ª e 4.ª fases), Chousa Nova e Quinta do Fidalgo, Zona Industrial das Ervosas e ainda com a execução da rede de drenagem de águas residuais da Lagoa do Junco e das Quintãs. A empreitada na Gafanha da Nazaré representa um investimento total de 69.812,69 euros, repartidos em termos das responsabilidades financeiras em 33.600,59 euros (AdRA) e 36.212,10 euros (CMI), com incidência na Rua N.ª Sr.ª da Nazaré. Protocolos que visam a repartição de custos, em obras que já decorrem no Município, na área do saneamento, redes de águas pluviais e residuais e repavimentação de ruas. No total a Câmara de Ílhavo e a AdRA vão dividir o esforço financeiro com a realização destes projectos de obra, disse Ribau Esteves, líder autárquico, na sessão desta tarde, "a divisão de custos deriva da nossa decisão de investirmos em Redes de Águas Pluviais", assim "águas pluviais da responsabilidade da Câmara e águas residuais da responsabilidade da AdRA e depois partilhamos custos, nomeadamente, na repavimentação total das ruas", disse. Diário de Aveiro |