BE QUER SUBSTITUIÇÃO DE PLACAS DE AMIANTO NA EB 2.3 DE LOUROSA.

O Bloco de Esquerda diz que a “saúde de professores, alunos e funcionários da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Lourosa poderá estar em risco devido à existência de placas degradadas de amianto”.

Uma visita do deputado Pedro Soares (na foto) à Escola “permitiu verificar, no terreno, as dificuldades que as políticas educativas nacionais colocam a toda a comunidade educativa” com o BE a registar “estado de degradação” nalgumas “coberturas de amianto”.

Lembra que a “degradação das telhas de amianto lança para a atmosfera partículas respiráveis que são cancerígenas”. Considera “urgente a substituição das placas de amianto, pois colocam em causa a saúde de alunos, professores, funcionários e visitantes da escola”.

Pede ainda a realização de um estudo uma vez que há casos de cancro entre funcionários para “avaliar se existe causa-efeito com a degradação das placas de amianto”.

A falta de funcionários foi outro dos problemas apontados pelo BE que já dirigiu “conjunto de perguntas aos Ministérios da Educação e da Saúde exigindo respostas céleres para os problemas enunciados”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt