CARLOS JALALI ESPERA SINAL DA UE SOBRE POLÍTICA MONETÁRIA.

Carlos Jalali diz que a União Europeia precisa de dar um sinal político forte sobre política monetária como sendo um mecanismo político para ajudar os Estados a sair da crise.

Para o politólogo, há responsabilidades dos países em dificuldades mas a UE também mostra lacunas que urge resolver. Carlos Jalali diz mesmo que essa é uma das grandes lições desta fase de crise.

O Euro é mais do que um mecanismo económico. É um mecanismo com peso político. "Falta impor uma politica monetária, uma visão politica de equilíbrio e encarar o euro não como um mecanismo económico, mas fundamentalmente politico, que requer uma resposta politica a nível europeu e não apenas ao nível de cada um dos países", sublinhando que "Portugal tem responsabilidades próprias na situação em que incorreu, mas, em parte, essas responsabilidades recaem sobre o processo politico e a falta de mecanismos internos, na zona euro, sendo isso que a crise actual faz salientar e é importante uma politica monetária forte", disse o professor universitário que fala da crise como "um tempo de dificuldades para os cidadãos" mas reconhece que "no campo dos estudos e das investigações é um período fértil".


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt