Está formalmente lançado o projecto “Aveiro Empreendedor”. São 18 instituições associadas com o objectivo de promover o empreendedorismo. Carlos Martins, administrador do grupo Martifer, falou sobre a importância de agir e ousar em tempo de crise. Perante este cenário de crise referiu que terão sucesso as empresas "com vocação exportadora. Tem sucesso quem souber operar à escala Global. A presente crise vai revelar uma grande dose de empreendedorismo. Quem não tem emprego terá de ser empreendedor. Refere que em Portugal as pessoas têm medo de arriscar. O conforto de ter um emprego garantido cria falta de empreendedorismo”.
Nesta sessão partilhou com a plateia o seu percurso enquanto empresário, as origens humildes (e pai era carpinteiro e a mãe tratava de pintos), e o lançamento da empresa que fundou aos 26 anos (Eng. Mecânico) ao lado do irmão (economista) de 23 anos. Com um capital de 22.500€. Teve de pedir dinheiro emprestado a pessoas de família pois os bancos não lhes emprestavam dinheiro. Ao longo dos anos a empresa apostou na sua internacionalização.
A receita, diz Carlos Martins, é “ser humilde, ser corajoso e ser muito trabalhador". E sobre o empreendedor diz que é alguém que gosta de criar uma ideia; avalia o risco; partilha essa ideia com muita gente; escolhe muito bem a sua equipa (escolhe líderes); é uma pessoa responsável e que toma decisões sozinho.
Pedro Ferreira, vereador da Câmara de Aveiro, diz que os parceiros reunidos são garantia de sucesso do Aveiro Empreendedor. “Este projecto é representado aqui pela vontade comum de 18 entidades locais e regionais de promover o empreendedorismo das nossas gentes e dar apoio às PMEs do concelho e da região de Aveiro”, adianta Pedro Ferreira.
Pedro Martins da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Entidade que irá monitorizar e acompanhar o projecto, espera que esta iniciativa dê frutos. “Entidades como IAPMEI, AHRESP, NORGARANTE, GRUPUNAVE, EPA, AIDA, INOVARIA, IPAM, UA, ACA, BPI, IEFP; AGIR, Invictaangels, Terra Nova, UATEC e CCDRC . Entidades que se juntam para levar a bom porto um conjunto de iniciativas relevantes”, sublinha Pedro Martins na apresentação pública do “Aveiro Empreendedor”. Diário de Aveiro |