O Gang da Esclerose Múltipla prepara-se para mais uma edição do “Move-te pela Esclerose Múltipla”. Aproveita o Dia Mundial que se assinala no próximo dia 26 de Maio e lança uma iniciativa institucionalizada pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla, no sentido de haver uma sensibilização global para esta doença do sistema nervoso central que afecta maioritariamente adultos jovens em todo o mundo.
No ano passado a iniciativa, promovida pelo Gang da EM, foi inédita em Portugal e levou a 7 cidades mais de 700 pessoas que se reuniram em Lisboa, Porto, Aveiro, Viana do Castelo, Évora, Sintra e Pinhal Novo para marchar e pedalar por esta patologia que afecta cerca de 6 mil pessoas no nosso país.
O Gang da Esclerose Múltipla é um grupo informal de auto-ajuda de portadores da doença que procura dar voz à compreensão da doença.
Entre vários eventos realizados anualmente, o Move-te pela Esclerose Múltipla foi o que teve maior impacto e maiores resultados na divulgação e sensibilização da patologia e por isso o Gang volta a associar-se às comemorações da Federação Internacional da Esclerose Múltipla no sentido de marcar o Dia Mundial com este evento.
Este ano o avento realizar-se-á em 11 cidades em simultâneo, a saber: Lisboa, Porto, Aveiro, Coimbra, Viana do Castelo, Chaves, Leiria, Pinhal Novo, Sintra, Sines e numa cidade ainda por definir no Algarve.
O Move-te pela Esclerose Múltipla caracteriza-se por dois trajectos, a pé e de bicicleta, com duração aproximada de 30 minutos e terá início às 19h do dia 26 de Maio, sendo a recepção aos participantes feita uma hora antes. Diário de Aveiro |