A equipa de futebol robótico FC Portugal, projecto conjunto da Universidade de Aveiro e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, arrecadou dois 2ºs lugares durante a participação no RoboCup German Open 2011, que se realizou em Magdeburgo, na Alemanha, entre 30 de Março e 3 de Abril. A equipa FC Portugal competiu nas Ligas de Simulação de Futebol Robótico 2D, onde marcou 111 golos e sofreu 7, e 3D, tendo marcado 43 e sofrido 4 golos. Em ambas as ligas foi Vice-Campeã Europeia.
A equipa FC Portugal é um projecto conjunto da Universidade de Aveiro e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que usa as competições de futebol robótico do RoboCup para desenvolver investigação em Coordenação de Equipas de Robôs. O projecto iniciou-se em 2000 e a equipa já ganhou dois campeonatos mundiais, cinco campeonatos europeus e conquistou mais de 15 outros troféus internacionais.
A Liga de Futebol Robótico Simulado 2D é a única em que cada equipa é constituída por 11 jogadores, com a possibilidade de utilização de um treinador, tal como no futebol real. As equipas jogam futebol entre si através de um simulador num ambiente de duas dimensões. Os jogadores e treinadores são agentes de software completamente autónomos e independentes, que, utilizando técnicas de Inteligência Artificial, devem cooperar com os outros elementos da equipa de modo a jogar futebol de forma eficiente.
A Liga de Simulação 3D é também uma competição de futebol robótico simulado, mas no 3D o modelo usado para o jogador é o do robô humanoide Nao e o ambiente simulado é, naturalmente, em três dimensões. Em 2011, pela primeira vez, foram jogados nesta liga jogos de nove contra nove.
O torneio deste ano contou com nove e quatro equipas no 3D e 2D, respectivamente, provenientes de sete países: Alemanha, EUA, França, Irão, Portugal, Reino Unido e Turquia.
A equipa FC Portugal 2D disputou 10 jogos, tendo marcado 111 golos e sofrido 7. A equipa FC Portugal 3D, por sua vez, disputou 12 jogos tendo marcado um total 43 golos e sofrido 4. Na competição 3D participaram equipas com excelentes resultados a nível mundial e europeu, tendo, a equipa FC Portugal obtido uma melhor posição do que a das equipas que ficaram em 1º e 2º no RoboCup German Open 2010. Diário de Aveiro |