Há 1636 diplomados candidatos ao curso de Medicina da Universidade de Aveiro. Para o Reitor, Manuel António Assunção, este número de candidaturas «comprova a confiança dos candidatos na qualidade da formação ministrada pela UA e reforça a convicção de que, terminado o rigoroso processo de avaliação de competências, será possível seleccionar 40 muito bons estudantes». A primeira fase do processo de selecção é constituída por um conjunto de provas de aptidões cognitivas e já tem data marcada: dias 16 e 17 de Abril, nas instalações do Departamento de Línguas e Culturas da UA.
O curso de medicina que a Universidade de Aveiro, em consórcio com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade de Porto, vai ministrar a partir do próximo mês de Setembro abrirá com 40 vagas neste seu 1º ano de funcionamento. Este curso de quatro anos destina-se a candidatos portadores de formação e grau académico superior que demonstrem um elevado nível de aptidões científicas.
Para tal, a selecção dos 1636 candidatos decorrerá em três fases: A primeira fase do processo de selecção é constituída por um conjunto de provas de aptidões cognitivas, a realizar na UA, nos dias 16 e 17 de Abril. Nesta primeira fase, serão seleccionados 200 candidatos.
A segunda fase do processo de selecção consiste numa prova de aptidões científicas, que terá lugar a 18 de Junho, e na ponderação da titularidade de outros graus académicos. Desta fase sairão os 80 melhores candidatos.
A terceira fase do processo de selecção consiste na realização de um conjunto de entrevistas e na ponderação da participação em actividades de voluntariado e da experiência profissional. A terceira fase resultará na escolha dos 40 futuros alunos. Diário de Aveiro |