O Bloco de Esquerda diz que há “coacção sobre trabalhadores do Jumbo de Aveiro para abertura da grande superfície ao domingo”. Segundo nota divulgada pelo Partido, “esta atitude, que terá ocorrido em reuniões individuais e colectivas, serve de coacção para que subscrevam um abaixo-assinado para que as grandes superfícies estejam abertas ao domingo no concelho de Aveiro. As folhas para a subscrição do abaixo-assinado encontram-se na portaria do pessoal, onde um segurança reforça essa pressão".
Recorde-se que os municípios terão até dia 12 de Abril para elaborar ou rever os regulamentos municipais sobre horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, prevendo uma decisão sobre a abertura das grandes superfícies aos domingos.
Para o BE é “inaceitável esta pressão sobre os trabalhadores” e lembra que “alertou publicamente que a liberalização dos horários das grandes superfícies traria uma maior desestruturação dos horários de trabalho, bem como levaria uma diminuição dos postos de trabalho no sector do comércio".
Este caso já foi divulgado e mereceu do deputado Pedro Filipe Soares a colocação de questões ao Ministério do Trabalho e Solidariedade Social. Diário de Aveiro |