O Instituto de Ambiente e Desenvolvimento promove o seminário “Odores: medição, controlo e gestão”. Este encontro tem por objectivo central promover o debate e a reflexão sobre os odores, com vista ao desenvolvimento e implementação de metodologias adequadas à avaliação do impacte na qualidade do ar da emissão de odores.
Carlos Borrego, Director do Instituto do Ambiente e Desenvolvimento e Professor Catedrático do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, será o moderador deste seminário em que serão debatidos temas relacionados com a libertação de odores em aterros sanitários, estações de tratamento de águas residuais (ETAR) e complexos industriais, no qual também serão apresentados bons resultados de intervenções efectuadas nessa área. O seminário terá lugar no Anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, entre as 14h e as 17h40.
Pelas 14h40, Miguel Coutinho, do IDAD, apresentará o tema “A problemática dos Odores”, seguindo-se as apresentações dos temas “Odores em Aterros”, por Artur Cabeças, da EGF, e “Odores em ETAR”, por Nuno Brôco, da Águas de Portugal.
Os trabalhos serão retomados pelas 16h20, com a apresentação do tema “Sistemas de desodorização” por Isabel Saraiva, da EFACEC. As intervenções seguintes serão da responsabilidade de Helena Varela, da EUROFINS Portugal, e de Clara Ribeiro, do IDAD, que apresentarão os temas, “Medição de Odores” e “Modelação de odores”, respectivamente. O encerramento do seminário está agendado para as 17h40. Diário de Aveiro |