A atual direção da ADERAV, liderada por Luís Souto, termina o seu mandato esta quarta-feira encerrando um ciclo de 4 anos. A direção lançará ainda mais um número, o oitavo da revista Patrimónios, dirigida por Delfim Bismarck e com contributos de vários autores entre os quais o Professor José Mattoso.
Na sua última reunião, a direção da ADERAV decidiu enaltecer o que considera exemplos de boas práticas na defesa e divulgação do Património na região de Aveiro, destacando a recuperação da ponte do Marnel em Águeda, promovida pela Câmara Municipal de Águeda, um exemplo de atenção a um bem histórico que deveria ser seguido por outras autarquias; o projeto BIORIA, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja como uma referência de boas práticas na proteção do património natural ao permitir a fruição e reconhecimento do grande valor ecológico associado ao baixo-vouga lagunar; e manifesta o seu “reconhecimento público (a título póstumo) pela atuação de dois cidadãos aveirenses que pelo seu inconformismo prestaram um serviço inestimável em prol da divulgação da cultura, tradições e património em Aveiro: Carlota Duarte, zeladora das igrejas de St.º António e de S. Francisco durante vários anos e António Carlos Gamelas Souto, da confraria gastronómica de S. Gonçalo.
O lançamento da revista está marcado para esta quarta-feira às 18h00 no Hotel Moliceiro. As eleições para a ADERAV estão marcadas para a noite de quarta-feira, às 21h00, na Casa Municipal de Cultura, no edifício Fernando Távora. Diário de Aveiro |