O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor serve de mote para a conferência sobre endividamento excessivo. Nesta jornada de trabalho em Santa Maria da Feira participam técnicos da DECO e Associação Nacional de Direito ao Crédito. A conferência, que começa às 14h00 na Biblioteca Municipal, visa sensibilizar para os riscos do endividamento excessivo e apontar possíveis caminhos a seguir para resolução deste problema.
“Endividamento excessivo, recurso à insolvência pessoal e poupança” é o primeiro tema desta conferência e será apresentado por Ana Passos, economista e responsável pelo Gabinete de Apoio do Sobreendividado da Delegação Regional do Norte da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
Segue-se a apresentação do tema “Quando a situação se complica: como agir em caso de penhora ou situação de contencioso”, por Marta Gil Costa, jurista da DECO.
A Associação Nacional de Direito ao Crédito também estará presente nesta conferência, com a apresentação do tema “Caminhos de Esperança: Microdrédito”, pela economista Joana Afonso. Posteriormente, será apresentado um caso prático de sucesso, após recurso ao microcrédito: “Gil Valadares, Seguros, Contabilidade e Condomínio”. A conferência termina com um espaço de debate.
Desde 31 de Janeiro de 2011, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) de Santa Maria da Feira tem em funcionamento um Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS), que promove um atendimento personalizado aos munícipes, sempre na última segunda-feira de cada mês, mediante agendamento prévio. Diário de Aveiro |