O Município de Oliveira do Bairro associou-se pelo segundo ano consecutivo à iniciativa nacional Limpar Portugal. Cercas de duzentos e cinquenta voluntários passaram pelas 6 freguesias do concelho. Elementos de várias faixas etárias estiveram envolvidos em caminhadas de limpeza, e percursos de bicicleta para identificação e registo de áreas a limpar. Foram parceiros nesta iniciativa, as Juntas de Freguesia, o Agrupamento de escolas de Oliveira do Bairro, o Instituto de Promoção Social de Bustos, a empresa I. Neto, que se dedica à gestão de resíduos orgânicos e consultoria na área do ambiente; a SUMA e a SIMRIA.
Este ano o desafio da iniciativa passava, essencialmente, por concentrar a acção na limpeza de plásticos, vidros, papel/cartão e metais.
Na perspectiva da autarquia, responsável pela dinamização da campanha juntamente com o Coordenador Local do projecto, Dr. Paulo Silveira, “o balanço deste segundo ano de Limpar Portugal em Oliveira do Bairro é francamente positivo. Apesar de ter mobilizado menos pessoas que no ano passado, foi mais uma vez bastante participada e revelou que felizmente começamos a contar com população cada vez mais atenta e sensível às questões ambientais”.
Segundo Carlos Ferreira, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, “continuamos a observar uma grande falta de civismo quando percorremos alguns lugares das nossas freguesias, onde sistematicamente e apesar de todos os avisos e acções de limpeza, crescem amontoados de resíduos”. De acordo com o mesmo autarca, “ainda que alguns dos locais limpos no ano passado se tenham transformado de novo em lixeiras, muitos outros se mantém limpos desde então, como pudemos observar”.
A quantidade total de resíduos recolhidos só será contabilizada no final desta semana. Até sexta-feira as várias juntas de freguesia vão continuar a transportar os resíduos identificados em determinados locais. No caso dos indiferenciados serão transportados para o aterro de Taboeira, em Aveiro, através da SUMA, parceira neste projecto. Diário de Aveiro |