A IV edição do Fórum Murtosa Ciclável confirma a evolução positiva da rede de ciclovias da Murtosa. Januário Cunha, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal, fez o balanço desde o último fórum, realizado no dia 18 de Março de 2010, até à actualidade. O Vereador referiu, entre outras vertentes, a implementação física do projecto, com a entrada em funcionamento das ciclovias da Ponte da Varela e da EN 109-5, entre a Varela e o vizinho Concelho de Estarreja, bem como a obra da Porta de Entrada para a Mobilidade Sustentável da Ria, actualmente em curso.
Destacou, igualmente, a forte participação dos cidadãos, num projecto que, na sua essência está vocacionado para as pessoas, lembrando um conjunto alargado de acções, levadas a cabo pelas Escolas, Colectividades e Autarquia, de promoção da bicicleta.
Por último, deu conta da projecção que o Projecto “Murtosa Ciclável tem tido dentro e fora de portas, dando como exemplos as apresentações do mesmo no Festival Bike, em Santarém e no Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”, realizado em Sevilha, bem como os convites feitos ao Município para integrar a “Rede de Cidades Móveis” e o grupo de trabalho que está a elaborar o “Plano Nacional de Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves”. Diário de Aveiro |