Em Portugal estão diagnosticados cerca de 150 mil a 200 mil casos de doença crónica e vírus B e C – Hepatite Crónica e Cirrose, que são uma das principais causas de doença hepática. A Hepatite C tem vindo a registar aumentos substanciais, o que se deve ao facto de esta doença ser silenciosa, podendo demorar entre 30 a 40 anos a manifestar-se, mantendo-se assintomática até então.
Estima-se que o número de incidências possa variar entre as 170.000 e as 200.000 pessoas infectadas. Estes são números divulgados pela Sociedade Portuguesa de Hepatologia (SPH) que vão estar em debate no 4º Congresso Português de Hepatologia, a decorrer em Aveiro.
No caso da hepatite C tem-se, também, vindo a assistir a um aumento de Carcinoma Hepato Celular, facto tanto mais preocupante se considerarmos que a grande maioria dos casos se situam entre os 45 e os 55 anos, uma faixa etária relativamente jovem.
O tema das hepatites C e B será transversal ao programa do 4º Congresso Português de Hepatologia, que irá também abordar outras patologias do foro hepático, nomeadamente o consumo de álcool em excesso. Diário de Aveiro |