Aveiro recebe o 4º Congresso Português de Hepatologia. Durante três dias debatem-se as doenças do fígado com a presença de alguns dos mais conceituados especialistas desta área. Nomes como Estela Monteiro, Fernando Ramalho, Clara Barros Fonseca e Eduardo Barroso estão entre os convidados.
A Sessão de Abertura Oficial do Congresso está marcada para esta Sexta-feira, às 10h45 e será presidida por Estela Monteiro (Presidente da Sociedade Portuguesa de Hepatologia), por Clara Barros Fonseca (Vice-Presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Medicina Familiar e de Clínica Geral) e por Francisco George (Director-Geral da Saúde).
Actualmente, em Portugal, o álcool representa cerca de 67% das causas de doença hepática em Portugal e é responsável por 2,3 milhões de mortes prematuras e representa 3,7% da mortalidade global, sendo a cirrose hepática a 10ª causa de morte em Portugal. A venda de bebidas alcoólicas representa 1,5% do PIB nacional e 3% dos gastos do Sistema Nacional de Saúde.
Em debate vão estar temas que têm grande peso na saúde pública, como as hepatites, as doenças hepáticas Auto-imunes, a doença hepática alcoólica, o carcinoma hepatocelular, os transplantes, bem como outras doenças com que os vários hepatologistas, internistas e infecciologistas se confrontam e que, se forem diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas e curadas. Diário de Aveiro |