INSTITUTO DUARTE DE LEMOS FORMA ALUNOS PARA UTILIZAÇÃO SEGURA DA INTERNET.

O Instituto Duarte de Lemos desenvolveu sessões de sensibilização que alertam os alunos para os perigos inerentes à utilização das novas tecnologias de informação e comunicação. Estas acções de sensibilização destinaram--se aos alunos do segundo ciclo e foram dinamizadas por um grupo de agentes da Escola Segura. Ao longo de seis sessões, os agentes da Escola Segura chamaram a atenção dos alunos para a importância das precauções a tomar quando contactam com outras pessoas através da Internet ou dos Telemóvel, destacando as potencialidades que estas ferramentas contêm mas alertando simultaneamente para os elevados riscos que uma utilização menos cuidada pode acarretar para jovens e adultos menos preparados ou informados.

Estas acções encontram-se inseridas no projecto Comunicar em Segurança, que é uma iniciativa de voluntariado empresarial da Fundação Portugal Telecom, que pretende alertar a comunidade educativa para a utilização correcta e segura das tecnologias de informação, nomeadamente, Internet e telemóvel. Este projecto é desenvolvido em estreita colaboração com a GNR.

Temas como as redes sociais, e respectivas possibilidades e perigos, o “cyberbulling” e outros foram amplamente dissecados pelos agentes dinamizadores das acções e mereceram várias questões por parte dos alunos participantes.

Para o Instituto Duarte de Lemos estas acções “constituíram um momento importante de esclarecimento e enriquecimento dos seus alunos, nomeadamente os mais jovens, pois contribuíram para uma formação mais completa da sua personalidade, ajudando-os a desfrutar de uma forma mais consciente e responsável das novas tecnologias, cuja capacidade de atracção e rápido envolvimento impedem por vezes uma aprendizagem mais consolidada das vantagens e perigos que constituem”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt