AUTARQUIA APROVA CONCURSO PARA PONTE PEDONAL ENTRE PARQUES.

A Câmara de Aveiro aprovou esta quinta-feira à noite a abertura de concurso público para a construção da ponte pedonal sobre a Avenida Artur Ravara, que ligará o Parque Municipal e a Baixa de Santo António e para a reabilitação urbana e ambiental do Parque da Baixa de Santo António. As duas zonas verdes terão ligação directa sem o atravessamento da avenida que faz a ligação entre a rotunda do hospital e a zona da Sé.

No que diz respeito ao Parque da Baixa de Sto. António será feita uma intervenção no valor de 345 mil euros que prevê um conjunto de acções direccionadas para a reabilitação física do espaço, que têm como finalidade torná-lo num espaço mais atractivo do ponto de vista da beleza visual e promovendo a ligação do mesmo com o Centro Ciência Viva. Ainda neste âmbito será efectivada a reabilitação da linha de água.

A intervenção respeitante à Ponte Superior Pedonal vai custar por volta de1 milhão de euros. Procurou-se com o novo desenho, geometrias e alinhamentos que reforçassem a continuidade dos dois Jardins, fomentando a ideia de que é a Avenida Artur Ravara interrompida pelos jardins e não os Jardins interrompidos pela Avenida.

Uma ponte/plataforma Jardim, à cota alta, fará a ligação entre as áreas verdes. Com uma geometria orgânica e uma estrutura leve, aparecerá como uma grande “árvore” metálica e proporcionará um passeio para pessoas e bicicletas, ao nível das copas das árvores, com zonas de sombra e de descanso. Os seus acessos serão em rampa e existirá uma escadaria em espiral a partir das novas áreas pavimentadas.

Ontem, foi igualmente aprovado o projecto de Reabilitação/Construção dos Campos de Ténis e Paddel da Baixa de Santo António que tem por objectivo promover a requalificação dos campos desportivos existentes na Baixa de Santo António.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt