O navio de bandeira russa com 84 metros de comprimento que se encontra atracado nos antigos Estaleiros de São Jacinto e que já motivou alguma preocupação dado o seu estado de degradação, começou, ontem, a ser desmantelado. A notícia é avançada na edição de hoje do Diário de Aveiro que refere que a operação de desmantelamento vai prolongar-se durante cerca de três meses.
Os trabalhos serão concretizados pela Sociedade Comercial e Industrial de Metalomecânica, que comprou a embarcação ao Tribunal Marítimo de Lisboa após um arresto por dívidas do armador. Importa lembrar que a embarcação chegou a motivar vários receios, nomeadamente por parte do presidente da Junta de Freguesia local, Rui Vaz, que no final do ano passado denunciava que o navio constituía uma “ameaça para o ambiente e para a navegabilidade”.
Em Janeiro, o deputado Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda, interpelou o Ministério da Defesa sobre o assunto, prevenindo para o risco de “problemas ambientais” e de “navegabilidade na Ria de Aveiro”, com reflexos no sector turístico. Diário de Aveiro |