CLUBE DOS GALITOS VENCEU A 1ª EDIÇÃO DE SHELL OITO JUVENIL.

O Clube dos Galitos conseguiu vencer a 1ª Edição de Shell oito Juvenil masculino e o Fluvial Portuense venceu a principal categoria na descida da ria com vitória no Shell de Oito maculino. São os principais destaques na 25ª edição da descida da ria nas águas da Costa Nova que devido ao vento causaram problemas às tripulações com alguns afundamentos.

Esta situação causou alguns momentos de aflição mas a intervenção das lanchas de apoio e dos Bombeiros de Ílhavo quer dentro e fora de água pôs cobro as situações mais complicadas não evitando a deslocação ao hospital de três atletas por precaução.

Os barcos mais estáveis e as equipas mais leves acabaram por sair em vantagem desta vez. Na primeira prova do dia shell oito juvenil masculino e largando em mangas diferentes Galitos e Infante D. Henrique terminaram a prova muito próximos separados por apenas três segundos. Uma luta interessante para o resto da época. A vitória sorriu a equipa da casa e os jovens Galinácios festejaram efusivamente junto do seu público. O Cerveira que participou pela primeira vez no evento completou a sua prova atrás destas duas equipas ocupando o terceiro lugar do pódio.

Nos femininos ambas as provas foram completamente dominadas pelo Infante D. Henrique. A vantagem nas juvenis foi de quase seis minutos para o CDUP e nas absolutas com o Troféu Liberty em disputa a vitória não sofre também qualquer contestação com mais de 1,5 minutos de vantagem. No entanto a luta pelo segundo e terceiro lugar foi extremamente renhida com 4 equipas separadas por apenas 10 segundos ficando o Cerveira com a medalha de prata e a medalha de Bronze para o Caminhense ficando Infante B e Arco com o quarto e quinto lugar respectivamente.

Mas era no shell de oito que as atenções estavam voltadas. Com a ausência do Náutico de Vigo, o favoritismo recaía sobre o Caminhense. No entanto na regata de Janeiro no Minho Fluvial e Minho já tinham derrotado os homens de Caminha e os homens da casa e o Infante corriam por fora nesta luta O Caminhense saiu na frente com uma equipa mais forte e pesada, mas isto veio a constituir uma adversidade obrigando os homens de Caminha a abandonarem a regata com o barco cheio de água. O Fluvial Portuense aproveitando o ritmo imposto pelo adversário directo e com uma equipa mais leve sobe contrariar as más condições e vencer a prova com 4 segundos de vantagem sobre os espanhóis do Minho. Inscreve pela primeira vez o seu nome nos vencedores do troféu Pista do Rio Novo do Príncipe. O pódio ficou completo com a equipa do Galitos que soube tomar partido da equipa ligeira que possui e chegar-se o mais possível à frente.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt