Idosos de Aveiro são convidados a construir peças de vestuário para cobrir peças do mobiliário urbano. A autarquia pretende “envolver várias instituições para a concretização da ideia de Celsus “Vestir Aveiro”, segundo premiado no Concurso de Ideias “Cá Fora – Animação do Espaço Público” que foi promovido no ano passado. O Município tem estado a sensibilizar e convidar os idosos de Instituições de Solidariedade Social do Concelho de forma a envolverem-se neste projecto através da elaboração de trabalhos manuais (crochet, tricot, por exemplo) que servirão para "vestir/decorar/colorir" elementos da via pública situados no área urbana de Aveiro.
A zona de intervenção será a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, praças, entre outras áreas ainda a definir, dando assim início à iniciativa "Primavera das Artes", previsto para o dia 5 de Março de 2011.
De recordar que o Concurso de Ideias “Cá Fora”, da responsabilidade do Município, pretendeu promover o aparecimento de novas ideias a implementar nos espaços públicos do Concelho de Aveiro, com o objectivo de fomentar a regeneração urbana, a rentabilização e dinamização dos espaços existentes e fomentar a “sociabilização e a convivialidade” na comunidade.
O vencedor do concurso foi Gustavo José Filipe Ramos, de Cacia, Aveiro, com a proposta de animação do Espaço Público “Pass(e)adeiras de Aveiro” que consiste na decoração das passadeiras com imagens fotográficas, banda desenhada, esculturas de artistas locais ou jovens criadores sensibilizando as pessoas ao uso das passadeiras.
O segundo lugar foi atribuído a Celso Assunção da freguesia da Glória, Aveiro, com o projecto “Vestir Aveiro” com o qual se pretende “vestir” elementos da via pública situados no coração da cidade de Aveiro como por exemplo, sinais de trânsito, semáforos, postes de iluminação, árvores e outras estruturas dominantes na via pública. A zona de intervenção pensada é a Rotunda da Ponte Praça, Pracetas circundantes e Av. Dr. Lourenço Peixinho. Estes elementos serão vestidos com tecidos sem sofrerem qualquer tipo de danificação.
"Na Rota das Festas e Romarias da Ria de Aveiro” é o nome da proposta de António Francisco Dias Gamelas de Esgueira, Aveiro, que tem como finalidades manter a tradição das gentes de Aveiro em rumar em Barcos Moliceiros até às grandes Festas e Romarias da nossa Ria, sendo um reviver de tradições, um aproximar de pessoas entre a Ria, a Cidade e o Mar.
Foi também atribuída uma menção honrosa a Ana Isabel de Melo Viçoso de Lisboa com o projecto “AVEIRARTE” que consiste na troca de conhecimentos artísticos, uma espécie de Banco de Cultura onde cada pessoa inscrita poderia ensinar outras, nomeadamente, música. Diário de Aveiro |