DEPUTADOS DO PSD DEFENDEM NOVO HOSPITAL PARA AVEIRO E PRESSIONAM GOVERNO A DECIDIR O PROJECTO.

O novo Hospital de Aveiro "deve ser assumido como uma prioridade nacional". A reivindicação foi deixada ao final desta manhã pelo deputado do PSD Couto dos Santos (na foto), depois de uma reunião no Hospital Infante D. Pedro.

O encontro serviu para os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro tomarem conhecimento do trabalho que tem vindo a ser feito pela actual administração, particularmente no que concerne à colaboração com a Universidade Aveiro. Uma reunião da qual voltou a sair este apelo para a necessidade de ser construído um novo hospital ou remodelado o actual, "achoe que Aveiro terá de constar das prioridades que venham a ser definidas em termos de meios financeiros para ter um novo Hospital, ou então uma unidade completamente remodelada, porque é uma estrutura que fará falta nesta região e o Governo deverá considerar Aveiro uma prioridade", referiu Couto dos Santos.

Esta reunião aconteceu numa altura conturbada, em vésperas de entrar em funções a administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que congregará as administrações dos hospitais de Aveiro, Estarreja e Águeda. Ulisses Pereira, deputado do PSD, voltou a insistir na necessidade de quem quer que venha a assumir o cargo, prosseguir com o trabalho que tem sido efectuado pela actual administração do Hospital de Aveiro, "considero fundamental a existência de um clima de convergência entre a administração do Hospital, a Universidade de Aveiro e as autarquias locais e quem vier desempenhar funções administrativas defenda esse projecto de convergência", sendo certo que "alguns receios possam surgir porque com estas fusões decididas pelo Governo poderá haver a tentação de não ajustar o perfil que se deseja para o Centro Hospitalar de Aveiro e o PSD estará atento", referiu Ulisses Pereira.

Em relação ao futuro centro hospitalar, fica também essa crítica do deputado Couto dos Santos. O novo órgão de gestão deveria receber a designação de Centro Hospitalar de Aveiro e não Centro Hospitalar do Baixo Vouga, conforme foi anunciado pelo Governo.

"A denominação de Centro Hospitalar do Baixo Vouga não é a mais correcta, deveria ser Centro Hospitalar de Aveiro porque temos de colocar Aveiro no mapa de Portugal e não andar com estas distracções com nomes que não chamam atenção especifica para Aveiro, parece que à uma tendência para fazer desaparecer o nome Aveiro quando é comparado com o Porto ou Coimbra", sublinhou Couto dos Santos. Críticas deixadas esta manhã, no final da visita dos deputados do PSD eleitos por Aveiro ao Hospital Infante D. Pedro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt