A câmara de Aveiro aprovou, na última reunião do executivo, o projecto de Recuperação da Capela de S. Tomás de Aquino, localizada junto ao Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. Está previsto ser remodelada e será construído um espaço contíguo de forma a albergar a obra pictórica de Julião Sarmento, cedida pelo Ministério da Cultura no âmbito do projecto “Avenida de Arte Contemporânea”.
O projecto de Arquitectura da intervenção foi elaborado pelo Gabinete de Projectos João Luís Carrilho da Graça e o investimento total é de 371.515,88 euros e visa recuperar um edifício de elevado valor histórico para a cidade e os Aveirenses, assente nas premissas que sustentam o conceito da Avenida de Arte Contemporânea.
Segundo explicou a vereadora do Pelouro da Cultura, Maria da Luz Nolasco , a finalidade desta recuperação deve-se a “dar maior visibilidade a uma obra de charneira da pintura portuguesa contemporânea, o retábulo de Julião Sarmento intitulado “Sicvt Dolor Meus” datado de 1995, que se encontra actualmente em Aveiro, integrando o projecto da Avenida de Arte Contemporânea.” Diário de Aveiro |